Entenda as células-tronco

CÉLULAS-TRONCO

As células-tronco mesenquimais constituem uma população de células com características singulares extremamente atrativas para a medicina regenerativa. Encontradas em microambientes presentes em todos os órgãos, denominados de nichos, as células-tronco mesenquimais são responsáveis pela constante reposição celular dos tecidos durante toda a vida do indivíduo. Esta capacidade se deve à sua plasticidade, regeneração e a fatores moleculares que atuam modulando a resposta inflamatória, angiogênese e mitose das células envolvidas no processo de reparação tecidual.

Quando introduzidas no organismo, as células-tronco mesenquimais adquirem tanto a morfologia como a funcionalidade das células danificadas resultando na reparação do tecido lesionado, demonstrando assim, possuir uma forte atuação no processo de regeneração tecidual. Desta forma, as células-tronco mesenquimais têm despertado um grande interesse na medicina veterinária tendo sua eficácia demonstrada em estudos relacionados as osteoartrites, lesões tendíneas, sequela de cinomose, lesões medulares, aplasias medulares, fraturas dentre outras.

As células-tronco mesenquimais vem sendo ultilizada na medicina veterinária devido a algumas características únicas:

AUTO-RENOVAÇÃO – É a capacidade que as células-tronco possuem de se proliferar, gerando células idênticas à original.

PLASTICIDADE – As células possuem a capacidade de se diferenciarem e gerar células especializadas de diferentes tecidos adquirindo as características morfológicas e funcionais das células danificadas.

FUNCIONALIDADE – Restaura e regenera o tecido lesionado.

EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO– As células possuem um efeito analgésico e antiflamatório causando uma diminuição da dor após o tratamento.

ANGIOGÊNESE - Apresentam a capacidade de dar origem a vasos sanguíneos revascularizando tecidos lesados.

IMUNOMODULAÇÃO - As células-tronco não são reconhecias pelo sistema imunológico do animal receptor, sendo assim não havendo nenhum problema quando a rejeição celular.

QUIMIOTAXIA – As células apresentam tropismo pela área lesionada, ou seja, liberam fatores que irão atrair as células-tronco para a região afetada.. Esta característica viabiliza a aplicação endovenosa das células-tronco para doenças como sequela neurológica de cinomose e doença renal.

O objetivo da terapia com células-tronco disponibilizada pela CELLTROVET é fornecer a melhora da qualidade de vida nos animais, e em alguns casos, a cura total da doença. Para saber quais doenças já podem ser tratadas, acesse o ícone SERVIÇO à cães e gatos ou equinos.